A pesquisa foi desenvolvida com base
nos Suplementos da PNAD, com questões diretas aplicadas a adolescentes e pais,
como, por exemplo: Por que o jovem de determinada idade não frequenta a escola?
O estudo permite enxergar as motivações daqueles que estão fora da escola, e
assim, aprimorar o foco e o desenho das políticas a partir das necessidades e
percepções de quem toma a decisão de ir, ou não, à escola. Apresenta
informações de diferentes faixas etárias, com ênfase nos estudantes na idade do
ensino médio. Buscou-se, desta forma, municiar gestores públicos e da sociedade
civil sobre as percepções e motivações do cidadão comum, do jovem.
Outro ponto importante da pesquisa é
avaliação da situação recente da taxa de
atendimento escolar, realizada por meio dos microdados da Pesquisa Mensal do
Emprego (PME/IBGE), coletados até o final de 2008. As bases longitudinais da
pesquisa possibilitam o acompanhamento do mesmo aluno ao longo do tempo. Isto
permite estudar os determinantes objetivos da decisão de abandono escolar,
assim como monitorar a atratividade da escola no Brasil, no período posterior à
criação do movimento Todos Pela Educação e do Plano de Desenvolvimento da
Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário