Tema: Como continua a história?
Campos de
Experiência: Escuta,
fala, pensamento e imaginação
Objetivos
e códigos da Base Centrais:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais
veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação
gráfica e/ou de leitura.
Transversal:
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de
seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades
artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos
sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita
espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no
atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Abordagem
didática:
As crianças têm muito que
aprender em relação ao universo da linguagem escrita. A qualidade do vínculo
que estabelecem com este universo colabora sobremaneira no seu grau de
envolvimento. Esse interesse cresce quando vivenciam situações prazerosas de
leitura de histórias, com mediadores que valorizem essa ação. Ao ouvir
diferentes histórias, as crianças aprendem comportamentos leitores e a escutar,
imaginam, ampliam vocabulário e referências culturais, estruturam suas
narrativas e aprendem a apreciar a estética das palavras. Lidas ou contadas, as
histórias devem sempre passar pela nutrição do imaginário, da vivência estética
e da relação positiva com o mundo letrado.
Contextos prévios:
Para esta proposta foi feita a seleção de um
livro ou conto para leitura cotidiana com os alunos. O livro deve possuir uma
estrutura de narrativa de começo, meio e fim, com acontecimentos encadeados. O
livro será lido para conhecer bem a história. O professor deverá perceber a
série de acontecimentos do enredo e procurando identificar os momentos da
história nos quais poderá fazer pausas estratégicas. Tais pausas devem
anteceder os momentos mais emocionantes da narrativa, permitindo que as
crianças possam fazer conexões ou hipóteses do que acontecerá depois. Caso seja
necessário, use uma marcação definida para auxiliar a lembrar dos
acontecimentos mais pertinentes do livro escolhido o do texto.
Após a leitura, que poderá também ser
expressa em audiovisuais, os alunos farão desenhos que expressem as cenas da
história ou dos personagens que mais chamaram sua atenção.
Materiais:
·
Um livro (pode ser um texto ou apresentação em PPT) para a leitura.
·
Papel
para desenho
·
Lápis de
cor
·
Equipamento
multimídia
Espaços:
·
Sala de
Aula
·
Sala de
Vídeo se for utilizar leitura em material multimídia.
Tempo:
·
Aproximadamente
40 minutos para leitura com interferências.
·
Aproximadamente
1 h para atividades lúdicas
Perguntas para guiar observações:
1. Como as crianças reagiram ao serem
surpreendidas com a pausa na história? Tiveram pressa em propor ideias para que
continuasse a leitura?
2. Quais soluções que as crianças utilizam
para os enredos? Elas se repetem quando você conta a mesma história? As
crianças estão acolhendo os diferentes pontos de vista para as hipóteses dos
colegas?
3. As crianças solicitam que você repita a
história com a mesma estratégia de antecipação?
Observações
Identificar as barreiras físicas,
comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo
participe e aprenda.
Refletir e propor apoios para atender às
necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique
alguma dificuldade individual de alguma criança, proponha possibilidades para
que ela possa acompanhar a história com o grupo, oferecendo que ela fique mais próxima
do mediador, se for o caso.
Desenvolvimento:
1.
O grupo
será convidado a participar da leitura da história para se acomodar no espaço
escolhido pelo professor, dizendo que as crianças podem se sentar da forma mais
confortável, pois você preparou uma história para ler.
2.
Apresentar o livro/história/PPT para elas,
perguntando sobre detalhes da capa ou da contracapa, imagens ou personagens que
aparecem nas primeiras páginas, já instigando o grupo a perceber detalhes
importantes da narrativa. O momento de apresentação do livro/história/PPT é um
movimento importante da leitura. Ele fortalece as estratégias de leituras das
crianças.
3.
Outro
ponto essencial diz respeito à apresentação das características de um livro.
Ações assim oferecem para as crianças, em seu cotidiano, a construção de
saberes apoiados em bons modelos leitores.
4.
Informar para as crianças que começará a
leitura, mas que, em alguns momentos, fará uma parada especial para que elas
tentem descobrir como a história continua.
5.
Ao iniciar a leitura e, na primeira parada
planejada por, instigar as crianças a falar como elas acham que a história
continua. Acolher as hipóteses e dialogar com o grupo. Lembre-se de que os
momentos escolhidos para suspender a história estão ligados à continuidade da
narrativa, portanto, brincar com o suspense, despertando no grupo o
envolvimento com a leitura, por meio das reações.
6.
Ao perceber que o grupo já esgotou as
hipóteses, retomar a leitura da história e estabeleça um diálogo com as falas
das crianças. Cuidar para que essa parada não se prolongue, de forma que se
perca a fluidez da narrativa. Equilibre os momentos de paradas e de leitura,
deixando que você e que o grupo se envolvam de forma prazerosa com a narrativa.
7.
Seguir a leitura até o final, fazendo as
paradas que você programou. Ao terminar a história, convide as crianças para
expressar como foi lê-la dessa maneira.
8.
Ao finalizar, convidar as crianças para
organizar o espaço que foi utilizado. Caso tenha utilizado sala de multimídia
observe a organização da sala e restabeleça com a ajuda dos alunos a sua
organização.
9.
Ao encerrar as atividades de leitura,
disponibilizar o material para se expressarem por meio de desenho ou pintura sobre
a história que foi contada para o grupo.
10.
Propor que levem o material e contem a
história para os familiares em casa.
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