Você é o nosso visitante de nº:

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Tema: Como continua a história?



Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivos e códigos da Base Centrais:

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Transversal:

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Abordagem didática:

As crianças têm muito que aprender em relação ao universo da linguagem escrita. A qualidade do vínculo que estabelecem com este universo colabora sobremaneira no seu grau de envolvimento. Esse interesse cresce quando vivenciam situações prazerosas de leitura de histórias, com mediadores que valorizem essa ação. Ao ouvir diferentes histórias, as crianças aprendem comportamentos leitores e a escutar, imaginam, ampliam vocabulário e referências culturais, estruturam suas narrativas e aprendem a apreciar a estética das palavras. Lidas ou contadas, as histórias devem sempre passar pela nutrição do imaginário, da vivência estética e da relação positiva com o mundo letrado.





Contextos prévios:

     Para esta proposta foi feita a seleção de um livro ou conto para leitura cotidiana com os alunos. O livro deve possuir uma estrutura de narrativa de começo, meio e fim, com acontecimentos encadeados. O livro será lido para conhecer bem a história. O professor deverá perceber a série de acontecimentos do enredo e procurando identificar os momentos da história nos quais poderá fazer pausas estratégicas. Tais pausas devem anteceder os momentos mais emocionantes da narrativa, permitindo que as crianças possam fazer conexões ou hipóteses do que acontecerá depois. Caso seja necessário, use uma marcação definida para auxiliar a lembrar dos acontecimentos mais pertinentes do livro escolhido o do texto.
Após a leitura, que poderá também ser expressa em audiovisuais, os alunos farão desenhos que expressem as cenas da história ou dos personagens que mais chamaram sua atenção.

Materiais:

·         Um livro (pode ser um texto ou apresentação em PPT) para a leitura.
·         Papel para desenho
·         Lápis de cor
·         Equipamento multimídia

Espaços:
·         Sala de Aula
·         Sala de Vídeo se for utilizar leitura em material multimídia.

Tempo:

·         Aproximadamente 40 minutos para leitura com interferências.
·         Aproximadamente 1 h para atividades lúdicas

Perguntas para guiar observações:

1. Como as crianças reagiram ao serem surpreendidas com a pausa na história? Tiveram pressa em propor ideias para que continuasse a leitura?
2. Quais soluções que as crianças utilizam para os enredos? Elas se repetem quando você conta a mesma história? As crianças estão acolhendo os diferentes pontos de vista para as hipóteses dos colegas?
3. As crianças solicitam que você repita a história com a mesma estratégia de antecipação?

Observações

     Identificar as barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda.
Refletir e propor apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma dificuldade individual de alguma criança, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a história com o grupo, oferecendo que ela fique mais próxima do mediador, se for o caso.

Desenvolvimento:

1.           O grupo será convidado a participar da leitura da história para se acomodar no espaço escolhido pelo professor, dizendo que as crianças podem se sentar da forma mais confortável, pois você preparou uma história para ler.
2.            Apresentar o livro/história/PPT para elas, perguntando sobre detalhes da capa ou da contracapa, imagens ou personagens que aparecem nas primeiras páginas, já instigando o grupo a perceber detalhes importantes da narrativa. O momento de apresentação do livro/história/PPT é um movimento importante da leitura. Ele fortalece as estratégias de leituras das crianças.
3.           Outro ponto essencial diz respeito à apresentação das características de um livro. Ações assim oferecem para as crianças, em seu cotidiano, a construção de saberes apoiados em bons modelos leitores.
4.            Informar para as crianças que começará a leitura, mas que, em alguns momentos, fará uma parada especial para que elas tentem descobrir como a história continua.
5.            Ao iniciar a leitura e, na primeira parada planejada por, instigar as crianças a falar como elas acham que a história continua. Acolher as hipóteses e dialogar com o grupo. Lembre-se de que os momentos escolhidos para suspender a história estão ligados à continuidade da narrativa, portanto, brincar com o suspense, despertando no grupo o envolvimento com a leitura, por meio das reações.
6.            Ao perceber que o grupo já esgotou as hipóteses, retomar a leitura da história e estabeleça um diálogo com as falas das crianças. Cuidar para que essa parada não se prolongue, de forma que se perca a fluidez da narrativa. Equilibre os momentos de paradas e de leitura, deixando que você e que o grupo se envolvam de forma prazerosa com a narrativa.
7.            Seguir a leitura até o final, fazendo as paradas que você programou. Ao terminar a história, convide as crianças para expressar como foi lê-la dessa maneira.
8.            Ao finalizar, convidar as crianças para organizar o espaço que foi utilizado. Caso tenha utilizado sala de multimídia observe a organização da sala e restabeleça com a ajuda dos alunos a sua organização.
9.            Ao encerrar as atividades de leitura, disponibilizar o material para se expressarem por meio de desenho ou pintura sobre a história que foi contada para o grupo.
10.         Propor que levem o material e contem a história para os familiares em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário